Dicas práticas para uma boa convivência em condomínio
- Conselho
- 9 de mai. de 2016
- 2 min de leitura
- Ao circular pelas escadas, não faça algazarras/gritarias, procure respeitar o descanso dos vizinhos.
- Não varra a sujeira pelas sacadas. Essa atitude fará com que a sujeira se espalhe pelos apartamentos vizinhos.
- Não coloque roupas ou tapetes encharcados para secar nas sacadas. Isso logicamente fará com que a água escorra para seu vizinho do andar de baixo.
- Use o salão de festas de forma responsável. Apesar de haver uma pessoa encarregada da limpeza, deixe o ambiente em condições de civilidade.
- Respeite os ouvidos e a paciência do vizinho. Ele não é obrigado a ouvir a música que você tanto gosta e ele odeia. Ele, também, não é obrigado a ouvir detalhes escabrosos da sua vida pessoal em uma discussão familiar. Converse com seus filhos e visitantes para não ficar pulando ou correndo dentro do apartamento, especialmente após as 22h. Esses barulhos impedem o descanso do seu vizinho.
- Converse e solicite permissão ao síndico para fazer algo que não esteja mencionado na convenção ou regimento interno ou que possa descumprí-los de forma excepcional, tais como usar uma furadeira em horário impróprio ou receber algum material em dias não permitidos.
- Feche as portas que dão acesso aos prédios após as 22h ou outros locais que são vulneráveis a pessoas estranhas do condomínio.
- Cuidado com acesso de visitantes. Lembre-se que as regras, para garantir a segurança de todos, devem ser igualitárias.
- Vá a todas as reuniões de condomínios para as quais tenha sido convocado. Caso não consiga ir, não reclame das decisões tomadas. Afinal, você não estava presente!
- Valorize as ações do síndico. Em geral, ele faz tanto pelo seu condomínio quanto você faria se assumisse este cargo. Críticas devem ser feitas sempre de forma respeitosa e pelos meios indicados pela administração. Não faça insinuações sem provas e sem conhecer o assunto do qual estás comentando. Isso pode lhe gerar um inconveniente processo judicial.
- Respeite e cumpra a convenção e o regimento interno do condomínio.
- Não esqueça: porteiros e funcionários são pessoas tão dignas quanto nós.
- Ao cruzar pelas pessoas, em quaisquer das áreas de uso comum, seja educado e cumprimente-as.
Commentaires